Volver a la pagina anteriorVOLVER 


Agüimes

Datos geográficos.. O municipio de Agüimes encontra-se situado no sudoeste da Ilha de Gran Canaria. Abarca 76 kilómetros cuadrados e o seu clima é suave com o 20º de temperatura media anual e presepitações escassas. Em Agüimes combinan-se a riqueza paisagística povoada de jazigos aborígenas y de arquitectura tradicional com o ambiente marinho que predomina em toda a sua costa. O mais significativo de Agüimes é a sua orografía, com o barranco de Guayadeque, o Roque Aguayro y a paisagem vulcánica de Arinaga como principias exponentes.

Historia. A colonização aborigena do antigo territorio de Agüimes foi intensa. Se iniciou nos primeiros anos da nossa era e deu origen a uma diversidade de assentamentos (covas-habitação y cabanas) localizados ao largo da extensa rede de barrancos que configuram a sua orografia. Depois da sua fundação em 1487, Agüimes foi cedido pelos reis catolicos à igreja devolvendo o favor do dinheiro com o que contribuiu o Bispo Senhor Juan de Frías a conquista de Gran Canaria.

Festas. Entre as festas populares do municipio de Agüimes destacam as festa de Nossa Senhora do Rosario com actos como a ‘Trazída da Água e da camoca’, uma celebração tradicional que atrae a centos de visitantes o último sábado do mês de setembro, comemorando a antiga custume de levar ao moinho este elemento fundamental da gastronomía canaria. Otro dos actos a destacar é o "Encontro no Casco" durante o qual as esquinas e rincões do centro de Agüimes povoão-se de folclore, tipicismo y comida tradicional. Em setembro celebra-se ‘La Vara del Pescao’, um encantador recorrido pelas ruas do povo marinheiro de Arinaga acompanhado de folclore, música e sardinhas frescas assadas.

 
Volver a la pagina anteriorVOLVER 
©Portaltur v1.0 2005   Aviso legal | Política de Privacidade | Informaçaõ Geral | Adicionar aos favoritos
Interreg III B - Feder