Volver a la pagina anteriorVOLVER 

Gran Canaria e seu archipélago

Gran Canaria é a ilha com maior povoação do Arquipélago canario (741.161 pessoas a data do ano 2000) e sede da primeira cidade por número de habitantes e actividade económica: Las Palmas de Gran Canaria. É igualmente, a ilha máis cosmopolita, sobretudo seu capital, aonde vive quase o 50% da povoação, o que ilhe confere umas características especiais, que manifiestam-se no carácter aberto de suas pessoas e na diversidade cultural.

A povoação de Gran Canaria é jovem em comparação á do resto do país e de Europa, já que concentra a maior parte de suas pessoas no tracto que oscila entre os 15 e 45 anos e su crescimento vegetativo é de 3,71%, frente ao 0,27% nacional. O perfil educativo desse conjunto de habitantes caracteriza-se pelo nível formativo qualificado similar ao resto de países europeus.

O feito que sempre chama a atenção do visitante é a forma que falar os Canarios habla que, dentro dum castelhano perfeitamente comprensível, está influida pela diversidade lingüística aportada por o continuo trasfego de visitantes forasteiro que durante muitos tempos tiveram esta Ilha. Para muitos, a forma de falar grancanaria hembra-nos da forma de falar dos países sudamericanos por sua entonação doce. Alem de isso, está cheia de curiosas prácticas como o frequente uso del diminuitivo carinhoso (Antoñito por Antonio), ou a sustitução da "c" e a "z" por "s".

 
Volver a la pagina anteriorVOLVER 
©Portaltur v1.0 2005    Aviso legal | Política de Privacidade | Informaçaõ Geral | Adicionar aos favoritos
Interreg III B - Feder