Volver a la pagina anteriorVOLVER 

Ecologia e Medio Ambiente

En Gran Canaria se foi gestionando, nos ultimos anos um alto grau se sensibilização cidadana com o meio ambiente e ã prodigiosa natureza que posea. É especialmente modélica na Ilha a cultura da poupançade um bem tão escasso no nosso entorno como é a água. Uma actitude nascida dos problemas de desabasticimento padecidos entres a população em decadas anteriores pela escassez de chuvas. Os grancanarios, para além de ter sabido aportar ã dicto problemas soluções que hoje são exportadas ao mundo inteiro.

Existe na ilha uma amplia base de experiencia acumulada na potalização de água salada, aonde se há aplicado formulas alternativas para a geração da energia necessaria no processo se desalinização, como são as pequenas plantas desaladoras alimentadas com energia electricaheólica. Gran Canaria constititui uma das zonas geograficas com mais tipos de acções e relacionada com a desalização de águas no mundo.

 

Por ela mesma, Gran Canaria tem una elevado potencial para ã generação de electricidade procedente de fontes renovavéis, como são a heólica, e a solar, e de aí uma amplia base de conhecimentoe experiencia acumulada sobre a implantaçãoe manutenção dede instalações para explorar fontes renovaveisde energia.

 

Por outro lado, a cultura de reciclagem e posterior re-utilização dos residuos urbanos encontrou em Gran Canaria uma grande resposta, não só por parte dos cidadanos, mas também por parte das administrações públicas, através de políticas de gestião ecológica, como são os "puntos limpios": centros de recolha de residuos previamente seleccionados pelos cidadanos, para seu aproveitamento ou eliminação.

 
Volver a la pagina anteriorVOLVER 
©Portaltur v1.0 2005    Aviso legal | Política de Privacidade | Informaçaõ Geral | Adicionar aos favoritos
Interreg III B - Feder