Volver a la pagina anteriorVOLVER 


Telde

Datos geográficos. Telde é o município mais extenso e povoado da comarca oriental da ilha de Gran Canaria. A sua superfície é de 100,2 quilómetros quadrados e situa-se a 130 metros de altitude. No espaço físico do município observam-se três zonas com notáveis diferenças entre si: a plataforma costeira, as medianias e a cume, com um desnivel sobre o terreno que chega a ser superior aos 1.300 metros em tão só 15 quilómetros, e na que sobressaiem alguns aparelhos vulcánicos e uma complexa rede de barrancos e barranquinhos. Geológicamente, o território teldense caracteriza-se por ser uma zona rejuvenescida pelas emissões vulcânicas quaternárias de materiais basálticos que convregiam a superfície e suavizaram a pendente dos terrenos rumo ao mar. Os vulcões mais significativos, pelo chamativo das suas estructuras, são: Montanha de Las Palmas, Montanha de Cuatro Puertas e Montanha de Santidad. Pela sua importância geológica e paisagística, é de ressaltar o campo de vulcões de Jinámar.

Historia.Faz cinco séculos, Telde era capital de um dos reinos em que se encontrava dividida a isla de Gran Canaria. Aínda se conservam vestígios da muralha de pedra que em alguns pontos marcava os límites do reino. Este primeiro centro urbano, cuja fundação se deveu aos missioneiros mallorquinos na Baixa Idade Média, foi o pioneiro das raízes hispânicas erguidos em Gran Canaria. Finalizada a conquista da Ilha, produziu-se a repartição das terras. Em Telde se beneficiaram os conquistadores Alonso Rodríguez de Palenzuela, quem rapidamente plantou canas e construiu ingénios açucareiros, Alonso de Matos e Cristóbal García del Castillo. Esta industria açucareira inicial é a que deu grande auge à cidade, levantando-se belas mansões e adquirindo-se obras de arte importantes. A agricultura foi a actividade básica do município de Telde até o século XX.

Festas. Em Junho, o município de Telde festeja as Festas Patronais em honra a San Juan Bautista, que se realizam no marco histórico de San Juan. Mas uma das festas mais tradicionais e populares nesta localidade é a festa da Traída del Agua, que se festeja em agosto. Desenvolve-se no popular bairro de Lomo Magullo desde aproximadamente uns vinte e cinco anos, e nela os vizinhos recebem a próprios e aos visitantes com água, aliviando assim os calores do mês de verão.

 
Volver a la pagina anteriorVOLVER 
©Portaltur v1.0 2005   Aviso legal | Política de Privacidade | Informaçaõ Geral | Adicionar aos favoritos
Interreg III B - Feder